Enemias Salvador Mesquita nasceu aos 6 de julho de 1922 na região de Monsenhor Tabosa-CE e foi batizado aos 17 de setembro do mesmo ano na capela Olinda, localizada na freguesia da Telha, hoje, municipio de Iguatu-CE. Ele era filho de Salvador Rodrigues de Mesquita e de Maria Cordulina do Nascimento. Em alguns de seus documentos oficiais, consta que teria nascido em Santa Quitéria-CE no dia 29 de julho de 1923 e não no dia 6 do mesmo mês e ano. No seu registro1 de batismo, pode-se ler:
“MESSIAS (ENEMIAS), filho legitimo de SALVADOR ROIZ DE MESQUITA e MARIA CORDULINA DE MESQUITA nascido aos seis de uulho de mil novecentos e vinte de dois, foi por mim abaixo assignado solenmente baptizao na Capella Olinda da freg. da Telha aos dezesete de Setembro de mil novecentos e vinte e dois. Foram padrinhos Marcos Roiz de Mesquita e Maria Dolôres de Mesquita. E para constar lavrai esre assento que assingo. O Vigário José Candido de Queiroz Lima”
O registro de batismo de Ana informa que teria nascido no dia 26 de julho, mas segundo seus documentos oficiais, o dia correto seria 19 de julho.
Enemias deixou sua terra natal rumo `à Manaus-AM, para trabalhar na extração da borracha nos seringais da região da região, comódite que está no centro da economia global na época e que seduzia a ida de muitos nordestinos à região em busca de riqueza e melhora de vida.
Uma de suas netas descreve bem como Enemias de sua terra, passando pelos seringais, até parar em Boa Vista-RR, onde conheceu sua mulher e onde construiu a sua vida até o seu falecimento. No texto, pode-se ler:
Casa São Salvador
“Este é o bar do meu avô Enemias, onde eu estava a poucas horas atrás, nessa noite quente de Boa Vista.
Meu vô nasceu no interior do Ceará, em Monsenhor Tabosa. Foi seduzido pela promessa de trabalho nos seringais de Manaus. Lá virou escravo da borracha por anos, até que conseguiu fugir pra Roraima com vida (muito eram caçados e mortos).
Aqui em boa vista se tornou garimpeiro e, quando achou uma pedra suficientemente boa, foi buscar minha avó na fazenda pra casar. Tiveram 9 filhos. Vendendo tubaínas, cigarros e baralhos nesse bar, meu vô deu um jeito de comprar um apartamentinho em Brasília, a nova capital brasileira. O filho mais velho ia, se arrumava com um trabalho e então recebia o irmão, que ajudava o próximo e assim por diante.
Aquele velho, de dente de ouro e que adorava comer ovos de tartaruga de forma barulhenta na mesa do almoço, tinha feito só até o primário, formou quase todos os filhos na UnB (Universidade de Brasília) e leu toda a obra de Gabriel Garcia Marques”.
Já Boa Vista-RR, ele se casou com Ana Lira Barreto (Mesquita), filha de Vicente Correia Lira e Elisa Pedroza Barreto. Ela nasceu aos 19 de julho de 1923 em Bananeiras-PB e foi batizada em Belém-PB aos 26 de agosto do mesmo ano, tendo padrinhos o avô materno e a avó paterna. No seu registro2 de batismo, pode-se ler:
“ANNA, nasceo a vinte seis de julho de mil novecentos e vinte trez, filha legitima de VICENTE CORREIA DE LYRA e ELIZA BARRETO PREDROZA, foi baptizada em Belém pelo Conego Simplisio Espinola a vinte seis de Agosto de mil novecentos e vinte trez, sendo padrinhos SALVADOR GARCIA BARRETO e SENHORINHA DE MELO, e para constar mandei fazer este termo que assigno. Vigro Elias Leal”
O casamento ocorreu aos 13 de agosto de 1948 em Roraima-RR. Na certidão3 de casamento, pode-se ler:
“[…] Certidão de Casamento Nomes: ENEMIAS SALVADOR MESQUITA e ANA LYRA BARRÊTO […]
Nomes completos de solteiro, datas e locais de nascimento, nacionalidade e filiações dos cônjuges ENEMIAS SALVADOR MESQUITA, nascido no dia 16 de julho de 1922, em Boa Viagem-CE, brasileiro, filho de SALVADOR RODRIGUES MESQUITA e MARIA MARTINS MESQUITA.
ANA LYRA BARRÊTO, nascida aos 19 de julho de 1923, em Bananeiras-PB, brasileira, filha de VICENTE CORRÊA LYRA e ELIZA PEDROZA LYRA.
Data de registro do casamento […] Treze de agosto de um mil e novecentos e quarenta e oito […]
Regime de bens do casamento Comunhão de bens
Nome que cada um dos cônjuges passou a utilizar […] ANA LYRA MESQUITA O nubente conservou o mesmo nome. […]”
Enemias Salvador Mesquita veio a falecer aos 7 de fevereiro de 1997 em Boa Vista-RR, com 74 anos de idade. Ele foi sepultado no cemitério Nossa Senhora da Conceição, também em Boa Vista-RR. Na sua certidão4 de óbito, pode-se ler:
“Certidão de Óbito Nome: ENEMIAS SALVADOR MESQUITA […]
Estado civil e idade Casado, com 74 anos
Naturalidade Santa Quitéria-CE
Filiação SALVADOR RODRIGUES MESQUITA e MARIA MARTINS MESQUITA, residente e domiciliado nesta cidade, Boa Vista-RR
Data e hora do falecimento Sete de fevereiro de um mil e novecentos e noventa e sete, as 03:00 […]
Local do falecimento Hospital da Mulher
Causa da morte Hemorragia digestiva, Vicera, Stress, Hipertensão Arterial
Sepultamento […] Será no cemitério N.S. da Conceição nesta cidade […]”
Já Ana Lira Barreto veio a falecer aos 2 de setembro de 2917, com 94 anos de idade, em Boa Vista-RR. Ela foi também sepultada no cemitério Nossa Senhora da Conceição, também em Boa Vista-RR. Na sua certidão5 de óbito, pode-se ler:
“Certidão de Óbito Nome: ANA LIRA MESQUITA […]
Estado civil e idade Viúva, com 94 anos
Naturalidade Bananeiras-PB
Filiação e residência VICENTE CORRÊA LIRA e ELIZA PEDROSA LIRA […]
Data e hora de falecimento Dois de setembro de dois mil e dezessete, às 10h00 […]
Loca de falecimento […] Boa Vista-RR […]
Sepultamento […] Cemitério Nossa Senhora da Conceição, nesta cidade […]”
Foram filhos de Enemias Salvador Mesquita e Ana Lira Barreto: